Projeto Vitória 360 « Vitória 360

Skip to content

Projeto Vitória 360

A proposta é de ampliar a visibilidade de atrativos culturais, arquitetônicos, históricos, paisagísticos da cidade de Vitória com fotografias panorâmicas esféricas. Oferecer imagens que estarão livres para visualização de estudantes, pesquisadores, turistas e todo indivíduo que frequentar o ciberespaço, um conteúdo que possa ser utilizado em fins diversos, estimulando debates multidisciplinares originados na fotografia e nos ambientes fotografados na cidade que é capital do Espírito Santo.

A fotografia esférica expande o conhecimento por levar a apreciação imersiva de lugares reais ao campo virtual da internet, promove a interatividade do usuário com a montagem fotográfica e Vitória 360 almeja que outros sites, blogs, comunidades virtuais, linkem (apontem) para os endereços das panorâmicas, ampliando ainda mais o conhecimento dos assuntos abordados. Usuários conseguirão apreender mais sobre nossa cidade.

O projeto, recebeu patrocínio da Lei Rubem Braga da Prefeitura de Vitória, financiando o trabalho, e apoio da Unimed Vitória que reverteu uma parte dos impostos devidos ao município para o projeto beneficiado pela Lei, registrou ambientes e manifestações distintas que podem ser selecionados e visualizados por esse caminho http://vitoria360.com.br/categorias/

A fotografia panorâmica esférica se expande do tradicional retângulo fotográfico e coloca o usuário num encontro virtual, em 360 graus, com o assunto representado ao criar o ambiente imersivo. Ela renova o fazer fotográfico, o novo leitor de fotografia é um interator que troca experiências com a programação pré-estabelecida na foto 360 graus. A observação pura e simples não existe para esse dispositivo, ele chama um interlocutor que lhe faça funcionar no zoom in, zoom out, pan, tilt. É esse leitor de imagens que entrará em contato virtual com Vitória e com suas potencialidades.

Essa fotografia 360 graus é resultado da montagem de várias imagens, união que oculta emendas retocadas digitalmente com uso de programas de computador. São a somatória de instantes fotográficos colhidos de um assunto e montados em computador pelo fotógrafo/montador, que constrói a imagem baseado nas definições tomadas nas capturas, e em suas ambições estéticas. Essa distância temporal entre captura e publicação elimina a possibilidade do ao vivo, do fotografar e publicar, condicionando o fotógrafo a dedicar-se por horas no computador para a construção de uma fotografia panorâmica esférica.

O resultado esperado com esse projeto é que o compartilhamento dos links com as imagens 360 graus estimule debates multidisciplinares originados na fotografia e nos ambientes fotografados, que usuários de internet ganhem mais intimidade com a capital capixaba ao interagirem com os temas representados em cada panorama.

Compartilhe as imagens que mais gostar!

Para entrar em contato: edson@edsonchagas.com

Patrocínio:

logo-pmv-post-bloglogo-lei-post-blog

 

 

 

 

 

 

 

 

Apoio:

unimed-logo-nova-blog